O COVID caiu como uma bomba nos negócios B2B e todos ainda estão se perguntando “como nos recuperar?”. As empresas recorreram ao trabalho remoto e os SDRs tiveram que se adaptar para aumentar a eficiência.
Mas os desafios não para por aqui. Os SDRs precisam se acostumar com esse “novo normal” e trabalhar nas habilidades que os tornarão mais bem-sucedidos. Separamos algumas habilidades que todo SDR precisa dominar em 2023.
Reinvenção
A capacidade de reinventar está entre as habilidades mais importantes que um SDR pode ter. Às vezes, pode parecer que você precisa desaprender tudo, mas, desde que você esteja aberto para revisar seu treinamento muito mais pode ser aprendido.
A reinvenção é a habilidade de aprender com os erros do passado. Hoje em dia essa habilidade vem sendo mais fácil de se medir e os líderes estão cientes de quem busca avançar.
Muitas empresas vêm buscando SDRs mais jovens pois eles estão mais abertos a mudanças, além de estarem sempre em busca de mais conhecimento e treinamento. Lembre-se, reinvenção é ter confiança em suas habilidades, mas estar aberto para aprender outras com pessoas.
Organização
Ninguém pode prever outra pandemia global, mas podemos melhorar nosso dia a dia. Comece com pequenas coisas e faça delas um hábito. Organize seu espaço de trabalho em casa (de preferencia mantenha-o longe do local onde você descansa) e estabeleça rotinas diárias. Faça com que essas rotinas ocorram antes de começar seu trabalho e em intervalos.
É tudo uma questão de trabalhar de forma mais inteligente com seu tempo para alcançar seus objetivos diários. Organização significa definir metas diárias, semanais e mensais e manter-se responsável. Uma das ferramentas mais legais para isso e que pode te ajudar é o Trello. Além claro da agenda do seu celular e sistema utilizada pela sua empresa.
Vontade de Crescer
A vontade nas vendas B2B para um SDR é o desejo de se tornar melhor e gerar mais resultados. Essa vontade será o combustível que o inspirará a se tornar melhor a cada dia.
Os gerentes comerciais querem SDRs com metas pessoais que vão junto com os objetivos da empresa. Ambos os objetivos irão mantê-lo motivado e focado.
Sabemos como pode ser difícil separar a vida pessoal da profissional, especialmente com tudo o que está acontecendo. Mas manter o foco, visando pequenos objetivos de cada vez, é a motivação de que você precisa para continuar com vontade de crescer.
Construção de Relacionamento
Vontade e a construção de relacionamento devem andar de mãos dadas, pois mostram como uma pessoa se dá bem com sua equipe e alcançam juntos um objetivo. Nem sempre você vai concordar com sua equipe ou empresa e a incerteza dos tempos atuais acaba nos deixando ansiosos em algum momento. Mas a habilidade de construir um relacionamento saudável é algo que as empresas apreciam muito.
A construção de relacionamentos no trabalho é aprender sobre os projetos e objetivos de seus colegas. É também a melhor maneira de você se qualificar para outras funções, se for algo que deseja seguir um dia. A habilidade é frequentemente confundida com networking, mas trata-se de coisas muito diferentes. Networking é fazer esperando algo em troca.
Casca Dura
Ter casca dura está implícito na posição SDR, pois você deve estar preparado para a rejeição.
Ele é adquirido com a experiência e será uma habilidade necessária à medida que o mundo das vendas B2B se tornar mais competitivo.
À medida que os mais jovens assumem as posições de SDR, o choque de geração com os profissionais mais velhos vem a tona. Muitos profissionais mais velhos contam com uma visão do mercado bastante focada em processos engessados, e metas comerciais que muitas vezes não levam em consideração o relacionamento com o cliente.
Embora não possamos convencer nossos antecessores de que isso não é bem assim, podemos apontar que as vendas evoluíram. Elas evoluíram a ponto de não precisar trabalhar muitas horas para atingir as metas. Você pode trabalhar de forma mais inteligente usando ferramentas modernas para maior eficiência.
Rejeição e objetivos de longo prazo criam essa casca grossa. Esse continua a ser o caso dos vendedores nas trincheiras, dia após dia.
Ser Fera no Follow Up
Não importa qual seja sua técnica de venda preferida, os follow ups são fundamentais.
Vimos SDRs ótimos em improvisar, excelentes em criar rapport e relacionamento perdendo oportunidades devido a não saber organizar e realizar seus follow ups.
Então, se você estiver ligando ou enviando um e-mail, aqui estão algumas dicas de acompanhamento que o ajudarão a ficar por dentro:
- Releia habilidade # 2
- Anote com uma caneta. Estudos mostraram os benefícios da escrita à mão em comparação com a digitação para se lembrar.
- Sempre de destaque a uma informação-chave de cada chamada/e-mail. Seus clientes potenciais recebem dezenas de ligações e e-mails por dia, uma informação-chave será a luz para que o contato se lembre na hora de você
- Agende esses follow ups. Caso o contato não tenha definido uma data para que você retome o contato (o que acontece quase sempre), espere pelo menos 3 dias para ligar de volta para alguém.
Não sabemos o que nos aguarda em 2023. Mas sabemos que essas habilidades te deixarão mais preparado para os desafios que possam aparecer.