Uma equipe de SDRs são fundamentais em qualquer setor comercial. Sem um fluxo constante de reuniões, as vendas se tornam imprevisíveis. No pior cenário, o fluxo se esgota e os vendedores ficam ociosos, sem ter o que fazer.
E é exatamente isso que você quer evitar a todo custo.
É importante ter um líder totalmente dedicado a crescer, treinar e melhorar sua equipe de SDRs. O papel deles deve girar em torno de lidar com objeções no topo do funil, ligações a frio e construção de listas.
Aqui estão 7 regras simples que irão ajudá-lo a liderar uma equipe de SDRs:
1. Contrate uma equipe de SDRs com base na cultura da sua empresa
A cultura é uma parte crucial de qualquer equipe, e deve ser tratada como tal durante a contratação.
Uma dica é usar um “teste de canoa” para determinar se os candidatos se encaixam na cultura da empresa. A tática é simples, enquanto você conversa com um candidato, decida se você gostaria de passar tempo junto com ele e se confiaria nele para fazer sua parte se estivessem em uma canoa juntos.
2. Incentive a comunicação aberta
Para que um líder seja realmente útil, ele deve estar acessível.
Na WESOW, o líder de equipe comercial tem um canal totalmente aberto para os SDRs, fornecendo feedback em tempo real e sempre disponível para responder a perguntas.
Tratando-se de uma equipe remota, através de plataformas de comunicação, a equipe de SDRs contam com canais para trocar ideia, dicas e comemorar seus resultados.
3. Realize integrações de forma rápida e eficiente
Facilite para que novos SDRs comecem com o pé direito.
Primeiro, forneça a eles um manual que detalhe todo o processo. Isso dará aos novos contratados um ponto de referência sobre como prospectar, fazer ligações e enviar e-mails. Eles não precisarão redescobrir um processo que já foi comprovado, mas simplesmente poderão construir a partir dele.
No primeiro mês de trabalho, dê metas alcançáveis para que eles tenham tempo de se ajustar ao novo ambiente de trabalho e construir confiança.
Depois que se adaptarem, terão mais chances de atingir a meta completa no segundo mês.
4. Invista em treinamento de qualidade para a equipe de SDRs
Embora a contratação seja importante por razões óbvias, um bom líder investirá em treinamento e desenvolvimento dos SDRs.
A equipe de SDRs não devem simplesmente receber um playbook e serem orientados a começar.
Em vez disso, faça com que eles assistam a demonstrações e pratiquem ligações frias com diferentes membros da empresa. Ensine-os a usar as ferramentas de maneira eficaz e garanta que estejam confiantes antes de contatar os prospects.
5. Realize reuniões recorrentes
Ser proativo quanto a problemas pode economizar muito tempo.
Para abordar dificuldades da equipe e facilitar a comunicação aberta, é importante realizar reuniões recorrentes com a equipe de SDRs. Isso dá aos SDRs a chance de discutir as prospecções, ligações e e-mails, além de fornecer ao líder da equipe insights sobre as dificuldades e sucessos comuns.
Além disso, os SDRs devem ter treinamentos constantes. Esse tempo será dedicado especificamente a superar suas fraquezas específicas, praticar ligações e fazer perguntas.
6. Mantenha-se organizado
Um bom líder pratica o que prega.
Como os SDRs precisam passar o bastão para os executivos de contas, os dados precisam estar organizados. Os dados no CRM devem ser registrados de maneira minuciosa e fáceis de encontrar.
Também é útil registrar as ligações telefônicas para que os leads possam revisá-las com os representantes durante as reuniões e ter a oportunidade de ouvir como soam ao telefone.
7. Tenha um playbook com o processo desenhado
Assim como um playbook para integração, o mesmo é necessário para o processo.
Seu playbook deve ser extremamente flexível. A cada trimestre, atualize-o para refletir suas mudanças mais recentes e distribua-o para a sua equipe de SDRs.
Quanto mais detalhes você puder fornecer em seu manual, melhor. Cada processo que é definido ajuda a evitar dúvidas e confusões.
Essas são apenas algumas dicas simples superficiais para liderar uma equipe de SDRs, mas sabia que você pode terceirizar esse processo tão complexo e concentrar seus esforços apenas naquilo que é importante para sua empresa? Conheça nossa solução de terceirização de SDRs, onde você terá uma equipe completa e um processo validado para começar o processo de prospecção B2B na sua empresa. Entre em contato e fale com nossos especialistas.
Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo e fale com nossos especialistas em prospecção B2B e equipes de SDRs