Escrever e-mails para prospecção de novos clientes é uma habilidade essencial nos dias de hoje, no entanto, muitas pessoas têm dificuldade em elaborar uma mensagem clara, objetiva e eficiente. Alguns erros comuns incluem falta de clareza, linguagem inapropriada e excesso de informações irrelevantes. Neste texto, apresentaremos 10 dicas de como escrever e-mails eficazes, que ajude a transmitir a mensagem desejada e a evitar mal-entendidos. Com essas dicas, você poderá melhorar sua comunicação por e-mail e ter mais sucesso em suas interações pessoais e profissionais.
Diferenças entre email marketing e cold email
O cold email serve para abrir uma janela de oportunidade e, assim, transformar um prospect ocupado em um curioso. Em outras palavras, o objetivo é conseguir o contato do lead para fazer a pré-qualificação e decidir se deve ou não prosseguir com o prospect.
Portanto, a mensagem deve ser o mais humana possível, citando a dor existente do nicho do prospect para criar abertura e obter uma resposta positiva. Isso é muito diferente das peças de email marketing, que possuem um conteúdo mais “sensacionalista” para criar urgência e vender na etapa atual.
Abordagem pessoal ou AIDA
(ATENÇÃO – INTERESSE – DESEJO – AÇÃO)
Vamos começar com o modelo de redação mais comum – AIDA – que se concentra em um leitor específico.
Usando essa fórmula, o email se tornará mais pessoal e centrado no destinatário. Além disso, o cold e-mail baseado em AIDA não parecerá invasivo, mas sim uma oferta amigável de uma pessoa para outra.
Estes são os elementos AIDA:
ATENÇÃO – Chame a atenção do cliente potencial com o assunto ou frase de abertura. Analise seu público-alvo para identificar o que pode fazer com que eles notem você.
INTERESSE – Agora que você tem a atenção do seu público-alvo, apele para o interesse profissional ou pessoal dele. Destaque as dores ou pontos fracos dele. Fale sobre o cliente potencial, não sobre você.
DESEJO – Liste todos os benefícios que você oferece e descreva seu valor. Estimule o desejo com algum gatilho de resultado, escassez, exclusividade ou dizendo como sua oferta mudaria a vida do seu cliente potencial.
AÇÃO – Visto que você chamou a atenção do leitor, despertou seu interesse e desenvolveu o desejo por sua oferta, é hora de encerrar o email pedindo uma ação específica. Seja preciso em suas instruções e não as confunda com várias opções.
Exemplo da fórmula AIDA em ação:
“Olá, [Nome],
Sabemos que não é fácil encontrar leads qualificados.
Ficar à frente da concorrência, especialmente na indústria, é essencial. Seu tempo deve ser dedicado para garantir que você tome a decisão certa e se mantenha no topo.
Eficiência e dedicação são apenas algumas coisas que você ganha quando não precisa passar horas procurando leads e fazendo ligações. A WESOW é para você. Com soluções no processo de pré-vendas e prospecção que você está procurando.
Deixe-nos ajudá-lo a focar no que importa. Seu tempo e esforço merecem ser combinados com as soluções da WESOW. Vamos conversar para você saber mais!”
Observe a brevidade deste e-mail. Ilustra perfeitamente o que você deve lembrar sobre seus cold e-mails- tornar seu e-mail o mais curto possível aumenta as chances de ele ser lido por completo.
Vá direto ao ponto ou BDB
(BREVE – DIRETO – BÁSICO)
Quanto mais curto, melhor. As pessoas apreciam a brevidade e a simplicidade. Deixe de lado o que for desnecessário e não fique andando em círculos. Seu e-mail BDB deve ser construído de acordo com estes princípios:
Breve – Mantenha-o o mais curto possível. E-mails mais curtos resultam em tempos de resposta mais rápidos.
Direto – Vá direto ao ponto. Explique o que você tem a oferecer e por que pode ser útil.
Básico – Mantenha-o simples. Não use palavras excessivamente elaboradas ou construções de frases longas. Lembre-se da pessoa para quem você está escrevendo este e-mail.
Não peça um compromisso ou rodeios. Esta fórmula de cold e-mails produz resultados baseados em impulso, então cada palavra deve trazer algo de valor.
Exemplo da fórmula BDB em ação:
“Olá Danilo,
Ficar prospectando novos leads é muito cansativo.
Deixe a WESOW fazer esse trabalho por você.
Tenha acesso a leads segmentados, prospecção ativa diária, contato com os melhores clientes potenciais e muito mais.
Aproveite a chance. Você não vai se arrepender.”
Em cerca de 40 palavras, conseguimos expressar que estamos cientes da principal dor do nosso potencial cliente, nos apresentamos e o que fazemos e o inspiramos a agir. Essa é uma dica crucial de como escrever e-mails eficazes e rápidos.
Preencha o formulário e acesse!
Crie uma imagem ou ADP
(ANTES – DEPOIS – PONTE)
A fórmula ADP é projetada para fazer uma oferta específica que apela às necessidades e desejos de seu destinatário:
ANTES – Descreva um desafio que seu cliente potencial enfrenta. Certifique-se de listar apenas os problemas e consequências que seu produto ou serviço pode reduzir ou resolver.
DEPOIS – Mostre a eles como o futuro sem esse problema poderia ser incrível. Se você tiver estatísticas ou números específicos, use-os.
PONTE – Explique como seu produto ou serviço pode ajudá-los a chegar a esse futuro.
Para obter o efeito máximo, escreva um pequeno parágrafo para cada elemento da fórmula. Não se esqueça de um call to action também.
Essa fórmula funciona porque se baseia no princípio freudiano do prazer, segundo o qual o ser humano busca instintivamente o prazer e evita a dor. Estas são as duas coisas principais que motivam as pessoas a agir.
Exemplo da fórmula ADP em ação:
“Olá Danilo!
Encontrar bons leads não é uma tarefa fácil. Horas e horas procurando contatos, e-mails inválidos e ligações sem retorno estão te deixando desmotivado?
Existe uma solução fácil para este problema que aflige tantas empresas. Você então poderá focar no que importa, negociação, fechamento e pós-venda.
Nós somos a WESOW, uma empresa focada na terceirização da área de pré-vendas, na prospecção ativa de leads, qualificação e geração de oportunidades de negócios.
Vamos agendar uma reunião e finalmente acabar com seus problemas com geração de novas oportunidades.”
Ao usar a fórmula ADP, você transformará seu e-mail focado no produto em um e-mail focado no benefício que atraia seus clientes em potencial.
Pontos de dor ou PGS
(PROBLEMA – GRAVIDADE – SOLUÇÃO)
A fórmula PGS é baseada em uma única dor. Mas em vez de dar uma visão de um futuro sem essa dor, você foca mais ainda na ferida.
PROBLEMA – Identifique um ponto sensível.
GRAVIDADE – Enfatize a gravidade desse problema examinando suas especificidades. E então reforce com exemplos, experiências pessoais ou links para fontes que o comprovem.
SOLUÇÃO – Nesta fase, você deve ser o herói que tem uma solução para o problema.
A fórmula PGS funciona porque a dor é um motivador maior do que o prazer. As pessoas estão mais propensas a agir para evitar possíveis consequências negativas do que a fazer algo para obter ganhos positivos. Fazer com que o destinatário imagine como seu problema pode piorar ou afetar outros aspectos de sua vida irá motivá-lo a buscar uma solução.
Exemplo da fórmula PGS em ação:
“Olá Danilo,
Colocar seus times comerciais para gerar mais negócios é fundamental! Porém, já pensou que você pode estar ganhando na mesma quantidade que está perdendo porque seu time comercial não consegue dar a atenção que seus clientes merecem? Seus melhores vendedores estão investindo muito tempo prospectando, ao invés de estarem cuidando dos seus clientes.
Deixe-nos ajudá-lo a superar esse problema com a WESOW. Nossa solução foi desenvolvida para ajudar empresas que precisam de uma maneira confiável e eficiente de gerar leads de qualidade e prospectar novas oportunidades de negócios.
Vamos agendar agora uma reunião! Terceirizar seu setor de pré-vendas, a captura de leads e prospecção com SDRs qualificados é o caminho para gerar novas oportunidades de negócios.”
Os elementos Problema e Gravidade precisam provocar frustração apenas o suficiente em seu cliente potencial para colocá-lo em ação. Apenas certifique-se de deixar muito claro a resolução no elemento Solução – nunca agite seu cliente potencial com um problema que seu produto ou serviço não resolve.
É tudo sobre a pergunta ou PPC
(PERGUNTA – PROPOSTA DE VALOR – CHAMADA)
Você sabia que começar seu e-mail com uma pergunta ajuda a atrair a atenção do destinatário? Também é recomendável manter seu e-mail curto entre 3 e 5 frases. Se você não sabe como gerenciar essa tarefa complexa, use a fórmula PPC útil abaixo.
PERGUNTA – Não há necessidade de introdução. Em vez disso, vá direto ao ponto e indique uma pergunta intimamente relacionada à sua oferta e ao problema do destinatário.
PROPOSTA DE VALOR – Comunique sua mensagem central e destaque o que o faz diferente de todos os outros.
CALL TO ACTION – O ponto final do seu e-mail deve ser forte. Use uma frase de fechamento que possibilite uma resposta.
O PPC deve ser conciso e forte. Preste atenção a cada palavra.
Exemplo da fórmula PPC em ação:
“Olá Danilo,
Você já desejou que houvesse uma maneira fácil de captar novos leads e prospectá-los?
A WESOW é uma empresa focada na terceirização de pré-vendedores. Profissionais focados na captação de leads qualificados, prospecção e geração de novas oportunidades de negócios.
Se você deseja encontrar uma solução para seus problemas de geração de leads e prospecção, venha conhecer a WESOW. Vamos agendar uma conversa para que você possa saber todas as vantagens e resultados que a terceirização de pré-vendas pode trazer para o seu negócio.”
Esta é uma das fórmulas mais eficazes para prender a atenção do seu cliente potencial desde o início. Tente fazer seu cold e-mail parecer tranquilo – mais como uma recomendação amigável, menos como uma tentativa desesperada de chamar a atenção.
Seja legal ou EVI
(ELOGIO – VISÃO – INCENTIVO)
A fórmula do EVI funciona porque, mais uma vez, a psicologia está em jogo: ser elogiado, mesmo por pessoas que você não conhece, libera dopamina e, com isso, melhora o seu humor.
ELOGIO – Comece elogiando genuinamente o seu cliente potencial de alguma forma. Receber um elogio ativa os mesmos centros de prazer que receber dinheiro. É uma abertura atraente para o seu e-mail.
VISÃO – Construa uma sequência de causa e efeito para mostrar claramente como seu produto ou serviço pode ajudar seu cliente potencial. Quando você explica causa e efeito, os clientes em potencial confiam mais em você e em seus argumentos.
INCENTIVO – Alimente sua curiosidade. Dê uma amostra da sua oferta, mas não entre em detalhes sobre todos os benefícios. Forneça informações suficientes para despertar o interesse do cliente em potencial e levá-lo à ação.
Exemplo da fórmula EVI em ação:
“Olá, Danilo,
O negócio de exames preventivos se tornou imprescindível atualmente, e sua empresa foi pioneira em trazer essa solução para o mercado. Vocês cresceram e se tornaram um dos líderes de mercado, apesar da concorrência. Parabéns para você e para sua equipe!
Como um dos líderes do setor, seu departamento comercial provavelmente terá que crescer muito rápido. A WESOW pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro terceirizando tarefas como geração de leads, prospecção ativa e geração de novas oportunidades. Isso significa mais recursos, mais negócios fechados e mais lucro.
Se você estiver interessado, entre em contato comigo para podermos conversar mais sobre terceirização de pré-vendas e seus resultados.
Atenciosamente,”
Coloque seu esforço criativo no elemento de Elogio. Certifique-se de ser genuíno, pois ele afeta a decisão do cliente. Mas não elogie demais – indique apenas uma ou duas coisas que fazem seu cliente em potencial se destacar para manter o toque humano sem parecer muito vendedor.
Faça a revisão ortográfica do seguinte conteúdo:
Estrela do show ou EGC
(ESTRELA – GATILHOS – CHAMADA)
Esta fórmula EGC foi originalmente projetada como uma mensagem publicitária. Seus elementos são semelhantes aos da fórmula AIDA, mas as partes principais são mais distintas e específicas.
ESTRELA – Apresente a estrela do show – sua ideia, serviço ou produto. Faça sua abertura positiva e cativante.
GATILHO – Forneça uma série de fatos, vantagens e motivos fortes pelos quais sua estrela vai melhorar a vida de seu destinatário. Esta parte tem como objetivo transformar a atenção do destinatário em interesse e depois em desejo.
CHAMADA – Pegue-os com um bom call to action.
O gatilho é o elemento no qual você deve se concentrar. Deve fornecer informações suficientes para apoiar sua estrela. Podem ser dados exclusivos, fontes confiáveis, depoimentos, estudos de caso ou casos de uso significativos.
Exemplo da fórmula EGC em ação:
“Olá Danilo!
Finalmente uma solução moderna que irá te ajudar a conseguir novos negócios!
Tenha a captação de leads qualificados, prospecção ativa com clientes em potencial e geração de novas oportunidades de negócios , tudo em um só lugar. Chega de colocar seus vendedores técnicos mais qualificados para realizar as atividades de pré-vendas. Você ainda economiza seu tempo de treinamento e infraestrutura sem sacrificar a qualidade. Economize até R$30 mil por ano e tenha mais resultados, são inúmeras vantagens (link do blog)
A WESOW é exatamente o que uma empresa de tecnologia como a sua precisa. Que a melhor hora para conversarmos?
Abraços,”
O que torna essa fórmula ótima é que ela permite muita criatividade em seu texto, por isso é perfeita para experimentar novas ideias não convencionais. Para obter melhores conversões, adicione informações sobre descontos ou ofertas atuais que irão convencer seu cliente potencial a agir mais rápido.
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Mexa com os sentimentos ou EHS
(ESTRELA – HISTÓRIA – SOLUÇÃO)
EHS é uma fórmula curta focada em caracteres com os seguintes elementos:
ESTRELA – Apresente a estrela da sua história. Pode ser você ou seu cliente potencial, bem como sua ideia, produto, serviço ou solução.
HISTÓRIA – Neste parágrafo fale sobre o problema que a estrela enfrenta. Mantenha sua história coerente e cativante.
SOLUÇÃO – Descreva o que acabou sendo uma situação vencedora para a estrela.
Não há necessidade de ser dramático demais com sua história. Apenas tente identificar os problemas de seus clientes em potencial e despertar seus sentimentos. Isso fará com que sua solução se destaque.
Exemplo da fórmula EHS em ação:
“Olá, Danilo,
Sabemos que não é fácil encontrar leads qualificados.
Ficar à frente da concorrência, especialmente na indústria, é essencial. Seu tempo deve ser dedicado para garantir que você tome a decisão certa e se mantenha no topo.
Eficiência e dedicação são apenas algumas coisas que você ganha quando não precisa passar horas procurando leads e fazendo ligações. A WESOW é para você. Com soluções no processo de pré-vendas e prospecção que você está procurando.
Deixe-nos ajudá-lo a focar no que importa. Seu tempo e esforço merecem ser combinados com as soluções da WESOW. Vamos conversar para você saber mais!”
Observe a brevidade deste e-mail. Ilustra perfeitamente o que você deve lembrar sobre e-mails frios – tornar seu e-mail o mais curto possível aumenta as chances de ele ser lido por completo.
Deixe eles irem ou MSVQ
(MAS SE VOCÊ QUISER)
O MSVQ é uma técnica de obtenção de conformidade muito simples, mas extremamente eficaz.
Para colocá-lo em ação, você só precisa declarar que o cliente potencial é livre para recusar sua oferta ou solicitação.
O fato é que, ao reconhecer a liberdade do público-alvo de dizer “não”, você duplica suas chances de receber uma resposta afirmativa.
A fórmula MSVQ é muito fácil. Seu e-mail pode ser estruturado de qualquer maneira, desde que você adicione o elemento “Mas Só Se Você Quiser”.
O elemento MSVQ elimina a objeção que é automaticamente levantada em qualquer cliente potencial que recebe um e-mail frio, pois elimina qualquer pressão para responder ou agir em sua oferta. Também torna você mais amigável aos olhos do cliente em potencial, o que é sempre uma vantagem.
Exemplo da fórmula MSVQ em ação:
“Olá, Danilo,
Sua empresa é uma das maiores referências que já encontramos e realmente esperamos que tenha muito sucesso. E para te ajudar nesse sucesso, quero falar sobre uma ótima maneira de terceirizar o processo de pré-vendas, ou seja, captar leads qualificados, realizar a prospecção ativa e gerar novas oportunidades de negócios com mais rapidez para ajudar sua empresa a alcançar mais resultados.
A WESOW é a empresa que oferece todas essas soluções através de ferramentas e metodologias utilizadas nas maiores empresas do mundo.
Podemos ajudá-lo a economizar com treinamento e infraestrutura através de um projeto feito de terceirização de pré-vendedores qualificados.
Caso você não esteja interessado, não se preocupe! Obrigado por nos dar um minuto do seu tempo.
Se você quiser saber mais sobre a WESOW e suas soluções, você pode visitar nossa página ou responder para agendarmos uma conversa bem legal.
Teremos o maior prazer em tirar quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,”
Clássico ou MDL
(O MODELO MAIS DIGESTO DO LEITOR)
Este modelo é baseado no estudo de John Caples sobre a estrutura dos artigos do Reader’s Digest em seu livro clássico “Tested Advertising Methods”. Segundo ele, todos os melhores artigos têm algumas coisas em comum:
- Eles são cheios de fatos;
- Eles são diretos;
- Eles são específicos;
- Existem alguns adjetivos;
- Eles despertam curiosidade.
Certifique-se de que seu e-mail atenda a todos esses critérios. Essa fórmula pode ser considerada antiga, mas ainda funciona.
Exemplo da fórmula MDL em ação:
“Olá, Danilo,
O desempenho do departamento comercial é a chave do sucesso ou fracasso de qualquer empresa.
É hora de conhecer a WESOW, uma empresa de terceirização de pré-vendas que ajudará com a parte mais trabalhosa do seu processo comercial.
Com a WESOW, você poderá:
- Captar leads qualificados e segmentados dos seus potenciais clientes;
- Realizar atividades de prospecção ativa de seus potenciais clientes;
- Realizar campanhas de e-mails bem elaborados e profissionais;
- Desenvolver conexões com seus potenciais clientes.
A WESOW é a única empresa do mercado que cuida de todas as etapas de pré-vendas dos nossos clientes. Confie em nós para gerar novas oportunidades de negócios para sua empresa.
Você está disponível para uma chamada nesta quinta-feira?
Atenciosamente,”
Certifique-se de encerrar com um ótimo CTA ou uma pergunta aberta que levará o destinatário a responder.
Agora que você conhece as 10 melhores metodologias de como escrever de e-mails, é hora de colocá-las em prática e aumentar suas taxas de conversão. Se você precisar de ajuda para implementar essas estratégias em sua próxima campanha de e-mail frio, entre em contato com os especialistas da WESOW. Estamos prontos para ajudá-lo a criar campanhas de cold mail altamente eficazes que aumentam suas vendas e impulsionam seus negócios. Não hesite em nos contatar hoje mesmo!