Ao produzir conteúdo B2B, um canal de divulgação que sempre supera todos os outros é o Linkedin. Especificamente os grupos do Linkedin oferecem uma grande possibilidade de leads qualificados e segmentados. Porém a maior parte dos grupos possuem regras de convivência que normalmente acarretam na expulsão ou banimento por conta de propaganda ou auto promoção.
Curtidas e comentários podem ser um bom termômetro de relevância de conteúdo para um grupo, mas o que buscados são leads. Por isso uma medida indicada é o tráfego gerado para o seu site, onde é possível capturar um endereço de e-mail ou telefone. Para medir isso, usamos o rastreamento de URL. Aqui está um guia passo a passo para geração de leads em grupos do Linkedin.
Como gerar leads em grupos do LinkedIn sem ser banido
- Primeiro, pesquise e participe de vários grupos relacionados ao seu mercado (https://www.linkedin.com/search/results/groups/?keywords=industria). Os grupos informam seu tamanho, listando o número de membros que possuem. Como usuário, você pode ser membro de até 32 grupos ao mesmo tempo.
- Seus atuais clientes podem ser uma ótima fonte para identificar bons grupos relevantes. Olhe para o perfil deles no LinkedIn e veja a quais grupos eles pertencem.
- Certifique-se de ler as regras do grupo para ter certeza de que tem permissão para compartilhar seu conteúdo. Alguns grupos gostam que seus membros compartilhem um bom conteúdo, outros preferem manter o grupo para perguntas e discussões.
- Assim que sua associação for aprovada, vá a cada grupo e procure por postagens para as quais você possa contribuir de alguma forma. Esta é a parte mais desgastante deste processo, mas é essencial para ser vista como um contribuído da comunidade. Se você não vir nenhuma postagem ou discussão com a qual possa contribuir, provavelmente é um bom indicador de que seu conteúdo também não caberá aqui.
- Agora é hora de começar a compartilhar seu conteúdo. Certifique-se absolutamente de que seu conteúdo é relevante para o grupo e oferece algum valor. Com 32 grupos, seu conteúdo será mais útil para alguns e não para outros.
- Em caso de dúvida, não poste. Se você for marcado como um spammer, isso afetará o que você compartilhar no futuro em todos os grupos.
- Sempre que você compartilhar conteúdo, procure outras postagens com as quais possa contribuir. Todos nós queremos o melhor conteúdo, então dê (compartilhe seu conhecimento e visão) sempre que você receber (tráfego e atenção).
- Crie uma nova postagem e tente postar o conteúdo de texto completo. Se você ficar sem espaço, poste o máximo que puder.
- No final do link da postagem para o seu blog, onde as pessoas podem ler a postagem completa e fazer download de quaisquer recursos de bônus associados.
- O link para seu site é importante. É quando você leva um leitor para seu próprio site, e então no seu site o leitor pode ser “convertido” (entrar em contato, se inscrever, gerar mais acessos…).
- O link é como você rastreará a eficácia do grupo para gerar tráfego e assinantes. Dê a cada grupo seu próprio código de rastreamento exclusivo do Google usando o construtor de URL do Google.
- O construtor de URL do Google (https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/) permite que você adicione informações adicionais ao final do URL de uma página da web para que você possa rastrear onde compartilhou o link e quantas vezes foi clicado. Você pode usar este construtor de URL útil para transformar um link como https://www.wesow.com.br em um link como (https://www.wesow.com.br/?utm_source=LINKEDIN&utm_medium=NOME-DO-GRUPO&utm_campaign=CONTEUDO)
- Confira suas campanhas no Google Analytics e veja quais grupos trouxeram tráfego para seu site. Você pode encontrar essas informações ao clicar em Aquisição> Canais na barra lateral esquerda do Google Analytics.
- Depois de ver quantas pessoas clicaram em cada link, largue os grupos que não tiveram desempenho e procure novos grupos para ingressar.
O limite de 32 grupos é para um usuário, mas é claro que você pode fazer com que outras pessoas de sua equipe se inscrevam para que possa testar mais grupos ao mesmo tempo.
Lembre-se de compartilhar conteúdos relevantes aos grupos e aos membros. Ao interagir, busque compartilhar experiências, dicas e ferramentas, não haja como se fosse um robô.