fbpx
Skip links

E-mail marketing não funciona mais?

Recentemente, ouvi de um guru da prospecção que a prospecção por e-mail não funciona mais. Os motivos eram até razoáveis: “agora todo e-mail vai direto para o spam”, “as caixas de entrada estão saturadas com mensagens genéricas”, “agora é tudo WhatsApp”, etc.

As afirmações dele não estão erradas, mas isso não significa que esse canal de comunicação específico não funcione mais. A gente só precisa entender como utilizá-lo da melhor forma: quais são seus pontos fortes e fracos, quem é seu público e mercado e, principalmente, como se destacar na caixa de entrada.

Por isso, decidi compartilhar algumas técnicas internas para desenvolver uma boa campanha de prospecção por e-mail. Bora lá!

Vamos começar simplificando: sua tarefa é mandar uma mensagem para uma pessoa. Essa pessoa deve abrir a mensagem, ler o conteúdo e, então, te responder. Certo? Simples, não é?

Agora vamos destrinchar as tarefas e traçar objetivos:

  1. Você precisa enviar a mensagem para a pessoa certa;

  2. A pessoa certa precisa ler o assunto e, então, abrir a mensagem;

  3. Após abrir a mensagem, ela precisa ter interesse em ler o conteúdo e respondê-la.

Já pensou em terceirizar a prospecção de clientes B2B

Agora, como iremos cumprir cada um desses objetivos:

  1. Para encontrar a pessoa certa, você precisa ter em mente sua persona (claro que sua empresa precisa ter um ICP e uma Persona bem definidos). Lembre-se de que não estamos prospectando empresas, estamos prospectando pessoas. Para isso, utilizamos o @snovio, o @ramper e o LinkedIn.

Usamos os filtros do LinkedIn para segmentar as pessoas que irão receber os e-mails: determinamos a localidade, setor de atividade da empresa, categoria de serviço e cargo. As plataformas fazem a busca no LinkedIn e nos entregam e-mails válidos. Os filtros variam de acordo com sua solução, mas, no geral, esses campos são suficientes para encontrar o contato mais adequado.

  1. “A melhor solução para o seu negócio” – “Mais resultados para sua empresa” – “Soluções inovadoras que geram resultado”… Linhas de assunto como essas são o que afundam a prospecção por e-mail. Para que a pessoa certa abra nossos e-mails, usamos assuntos que causem algum tipo de reação e que sejam orgânicos.

Faça uma pequena reflexão: quando você vai enviar um e-mail, na hora de colocar o assunto, você pensa muito no que vai escrever ou apenas resume o que está no corpo do e-mail?

A lógica da campanha é a mesma. Às vezes, a melhor forma de vender um produto é escrever: “Vende-se esse produto”. Se a pessoa que receber seu e-mail realmente tem a dor que seu produto ou serviço resolve, ela irá abrir a mensagem. Mas, claro, temos alguns truques, haha. Tipo:

  • Você pode começar uma campanha com uma solicitação, por exemplo: “Informações sobre o comercial” – já que nada chama mais atenção do que uma solicitação de orçamento.

  • Tente também: “Problema com … [ex.: financeiro, suporte, RH, máquinas etc.]” – a ideia é chamar atenção, não é? haha

  • Após o primeiro e-mail, caso a pessoa não responda, você pode enviar o mesmo assunto com “RE:”: “RE: Informação sobre o comercial” – assim, a pessoa pode achar que já está em uma conversa com você.

  • Quando a campanha estiver terminando, você pode enviar algo como: “Agradecimentos, [Nome da sua empresa]” – “Ele está me agradecendo pelo quê?”, pensaria o usuário, haha.

  1. Em 2025 ninguém mais quer ler textão no e-mail, certo? Então, o que você deve fazer é escrever um conteúdo simples e rápido, mas com uma estrutura que transmita bem a mensagem:

Apresentação > Dor > Consequência > Solução > Resultado > Próximo Passo

Essa é a estrutura que utilizamos internamente. O resultado é esse:


Olá, [Nome do Lead], sou Glauco, CEO da WeSow, empresa referência em prospecção de clientes B2B. (O contato agora sabe meu nome, cargo, a empresa em que trabalho e o que ela faz.)

Na [Nome da Empresa], sua equipe de vendas gasta mais tempo prospectando do que vendendo? Falta braço para agendar e qualificar leads com constância? Seus vendedores estão deixando de fechar negócios porque passam tempo demais prospectando. A produtividade e o faturamento caem. (Aqui eu aponto a dor que meus clientes têm e a consequência de não tratá-la.)

[Nome do Lead], terceirize a prospecção de novos clientes com a gente. Nós prospectamos e marcamos a reunião para que seus vendedores se concentrem em fazer aquilo que sabem fazer de melhor: vender! (Mostramos qual é a solução para o problema e o resultado.)

Posso apresentar minha solução de prospecção terceirizada para você entender se faz sentido para sua empresa? (Finalizamos com o famoso CTA! Uma dica é terminar com uma pergunta de resposta simples – no nosso caso, o usuário pode só responder “Sim”.)

Entre em contato e fale com nossos especialistas direto no WhatsApp 😍


Viu como é simples? Então, nada de textão!

Tá, mas e se não funcionar?

Para analisar o que não está funcionando em sua campanha, você deve olhar para os resultados:

  • Se a campanha não tem abertura: o problema é o assunto ou o contato;

  • Se a campanha tem abertura, mas não tem resposta: o problema é o contato ou o texto;

  • Se a campanha tem abertura, mas não tem respostas positivas: o problema é o contato ou o texto.

Bem, é isso. Espero que essas dicas ajudem vocês. Prospecção por e-mail funciona sim, mas é necessário fazer com estratégia, muuuuito teste e criatividade.

Leave a comment

Dúvidas ou orçamento por WhatsApp