fbpx
Skip links

Rotina de um SDR: Como organizar suas tarefas para gerar resultados

Muitos gestores falham em gerar resultados através da prospecção B2B de clientes por não saberem como gerir a rotina de um SDR. É por isso que todos eles precisam definir metas e objetivos que os ajudarão a melhorar nesse aspecto.

Algumas práticas podem ajudar os SDRs a aproveitar ao máximo o tempo que passam trabalhando. Abaixo está uma lista das dicas de gerenciamento da rotina de um SDR que ajudarão seus prospectores a trabalhar de forma mais inteligente, não apenas inflando números.

Organizar o mês, semana e dia é fundamental na rotina de um SDR

Um bom SDR precisa saber como organizar seus objetivos de curto e longo prazo, metas, e responsabilidades. Seus planos de longo prazo devem ser uma prioridade, pois todo SDR tem metas mensais a serem alcançadas.

Portanto, planeje o seu mês respondendo às seguintes perguntas:

  • Quantas empresas preciso entrar em contato neste mês para alcançar minha meta?
  • Quantas reuniões preciso agendar durante o mês?
  • Em qual semana deste mês quero alcançar minha meta?

Depois de planejar o seu mês, é hora de focar no plano semanal. Algumas das coisas que você precisa fazer durante a semana podem incluir:

E, finalmente, você precisa organizar cada dia para poder cumprir seus planos mensais e semanais. Veja como:

  • Planeje o seu dia. Faça um plano logo de manhã e priorize suas atividades. Verifique se há reuniões, retornos de chamadas e follow-ups agendados para aquele dia e prepare-se para eles.
  • Saiba quando entrar em contato. Saiba o melhor momento para entrar em contato com os prospectos de acordo com suas agendas, para que você possa planejar seu dia adequadamente e não perder tempo com ligações não atendidas.
  • Torne suas chamadas curtas e eficazes. Saiba exatamente o que deseja dizer a um prospecto antes de ligar para eles, para que você possa realizar mais conversas durante o dia.
  • Planeje o próximo dia. No final do dia, reserve meia hora para fazer uma lista dos prospectos que você precisa entrar em contato no dia seguinte.

 

Como criar um rotina de prospecção B2B + Template

Preencha o formulário e acesse!


Passo 1: Defina prioridades

O primeiro passo é definir as prioridades do dia. Quais são as tarefas mais importantes que precisam ser executadas? Seja aquele lead muito forte que você precisa entrar em contato, seja fazer uma lista de leads em potencial ou até mesmo as atividades de follow-up.

Para ajudar a definir prioridades, você pode utilizar uma matriz de Eisenhower, que classifica as tarefas em quatro categorias:

  • Urgente e importante: tarefas que precisam ser feitas imediatamente.
  • Urgente, mas não importante: tarefas que podem ser delegadas ou adiadas.
  • Não urgente, mas importante: tarefas que podem ser planejadas para o futuro.
  • Não urgente e não importante: tarefas que podem ser eliminadas.

Passo 2: Horários para ligar

Entender o melhor horário para falar com cada lead em potencial é essencial para ligações bem-sucedidas. Não adianta fazer muitas ligações em períodos em que os leads não estarão disponíveis.

Para entender os melhores horários para ligar, você pode utilizar ferramentas de análise de dados, como o CRM. Essas ferramentas podem mostrar o horário em que os leads estão mais ativos e propensos a atender ligações.

Passo 3: E-mails, LinkedIn, WhatsApp…

Além das ligações, os SDRs também utilizam outras ferramentas de prospecção, como e-mails, LinkedIn e WhatsApp. Essas ferramentas podem ser muito efetivas para conseguir contato com leads em potencial e marcar aquela tão aguardada reunião.

Para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, é importante ter um plano de ação. Defina quais ferramentas você vai utilizar, qual o objetivo de cada uma e quais são os horários em que você vai utilizá-las.

Já pensou em terceirizar a prospecção de clientes B2B

Passo 4: Estudo e listas!

Conhecer profundamente o seu produto ou serviço é essencial para um SDR. Você precisa ser capaz de explicar as vantagens do seu produto ou serviço para qualquer lead.

Além disso, reserve parte do seu dia para a prospecção de novos leads. Isso inclui pesquisa de mercado, identificação de prospects ideais e geração de listas com leads em potencial.

Passo 5: Follow-up na rotina de um SDR!

Acompanhar leads que demonstraram interesse anteriormente é fundamental. O follow-up é crucial para converter prospects em potenciais clientes.

Dedique um tempo para acompanhar aqueles leads que aceitaram ir para a reunião e também aqueles que demonstraram interesse, mas ainda não aceitaram. Um acompanhamento cuidadoso pode fazer toda a diferença.

Dicas adicionais para SDRs

  • Seja persistente: não desista depois de alguns nãos. A prospecção é um processo demorado e exige paciência.
  • Seja profissional: sempre se atente à sua postura e ao seu discurso.
  • Esteja sempre atualizado: conheça as últimas tendências do mercado e do seu setor.

Os desafios na rotina de um SDR

A rotina de um SDR pode ser desafiadora, mas também é muito gratificante. Com organização e planejamento, é possível ter sucesso nessa função e contribuir para o crescimento da empresa. Agora, se você quiser se preocupar com isso, é hora de terceirizar sua SDR para sua prospecção B2B. Quer saber mais? Entre em contato!

Conheça a Sprout - Plataforma de Inteligência Artifical para Vendas, Comercial e Marketing

Leave a comment

Dúvidas ou orçamento por WhatsApp