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Prospecção por Email - Cold Mail - WESOW

Prospecção por e-mail é um método popular para prospecção B2B. Uma das principais razões para isso é que 80% das pessoas preferem que os SDRs entrem em contato com eles por e-mail.

E-mail Frio (também conhecidos como Cold Mail) expandem o alcançar dos leads em potencial para qualquer lugar do mundo. É um processo contínuo que transforma seus leads frios em clientes em potencial. Um dos obstáculos que os SDRs e profissionais de prospecção por e-mail enfrentam é obter uma boa taxa de resposta para suas campanhas.

Uma cadência de e-mail só funciona se for conduzida corretamente. Para ajudá-lo, criamos um guia completo sobre a prospecção por e-mail e cadências de e-mail explicando cada aspecto em detalhes.

Este guia abrange tópicos como:

  • O que é prospecção por e-mail?
  • Por que a cadência de e-mail é importante?
  • O prospecção por e-mail ainda funciona em 2023?
  • Como escrever uma cadência de e-mail?
  • Modelos de e-mails frios
  • O que são ferramentas de cadência de e-mail?
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O que é prospecção por e-mail?

Significado de e-mail frio:

“Um e-mail frio é um e-mail inicial que é enviado a um destinatário com o objetivo de obter vendas, oportunidades, qualquer outro ganho comercial ou institucional.”

Resumindo, quando você envia um e-mail para alguém que você não conhece por algum motivo específico, é um e-mail frio. Esses e-mails visam construir um relacionamento com o cliente em potencial (seu futuro cliente) e movê-lo para frente no funil de vendas.

Um exemplo fácil e rápido de um e-mail frio pode estar na sua caixa de entrada agora, na qual um SDR pode ter entrado em contato com você para uma demonstração do produto ou deseja se conectar com você por um motivo específico.

Então, agora que entendemos o que é e-mail frio, vamos ver pra que ele serve.

Por que a prospecção por e-mail é importante?

Existem inúmeras razões pelas quais a prospecção por e-mail é importante para um negócio. Aqui estão os quatro mais cruciais:

Networking

Um bom SDR sabe o quão importante é o networking nos dias de hoje. Pode nem sempre ser possível encontrar profissionais cara a cara, mas isso não deve impedi-lo de se conectar.

Você pode usar a prospecção por e-mail como uma ferramenta para entrar em contato, compartilhando uma breve introdução sobre você e sua empresa, como geralmente faria se se conhecesse pessoalmente. E se o destinatário gostar, ele poderá se conectar com você e ajudá-lo a expandir sua rede.

Geração de leads

Como o nome sugere, a prospecção por e-mail é um processo para geração de leads. Você começa construindo um relacionamento e lentamente se move para convertê-los em clientes.

A maior vantagem da prospecção por e-mail é que ele é altamente segmentado. Isso significa que você está focando apenas em um público interessado em seu produto/serviço. Você pode entrar em contato com os clientes em potencial e conscientizá-los sobre seu produto/serviço.

Brand Awareness

A prospecção por e-mail ajuda a aumentar o reconhecimento da marca devido à natureza do e-mail.

Eles geralmente são direcionados a clientes em potencial que nunca interagiram com sua marca antes, mas que podem encontrar valor em seus produtos/serviços.

Usando a prospecção por e-mail, você pode apresentar seu produto a eles e melhorar o reconhecimento da marca.

Escalabilidade

A prospecção por e-mail é escalável. Você pode enviar e-mails para vários clientes em potencial e também medir seu sucesso. Com base no sucesso, você pode planejar seu próximo e-mail estrategicamente. Uma divulgação por e-mail frio ajuda você a alcançar milhares de clientes em potencial em um dia.

Cold Selling (ou Venda Fria)

“Sempre que alguém tenta se conectar com um estranho para vender alguma coisa, isso é um cold selling.”

Podemos categorizar a evolução da prospecção por e-mail sob o guarda-chuva do cold selling.

Antes da era tecnológica, as pessoas costumavam se conectar aleatoriamente com qualquer público e tentar vender seu produto. Não tínhamos um termo para isso naquela época, mas podemos chamar de venda fria tradicional ou P2P (Person to Person).

Newsletter

À medida que o serviço de e-mail foi popularizado, as empresas viram nele um benefício. Eles começaram a enviar informativos e promoções em formato de e-mails para estranhos. Eles viram um aumento maciço em suas vendas devido a essa metodologia. Isso pode ser chamado de estágio de introdução de cold selling.

E-mail Frio

Na era digital, tornou-se chato quando se tem que conversar com alguém para comprar um produto ou obter algum benefício. É por isso que o e-mail frio cresceu.

Os clientes em potencial obtêm as informações necessárias e têm tempo para pensar se devem ou não responder ou tomar alguma ação. Esse recurso em si tornou o e-mail frio eficaz e viral.

Este foi o início de uma era. Cadências de e-mails frios tomaram a direção para se tornar o melhor e mais preferido meio de cold selling.

O e-mail frio ainda funciona em 2022?

Se a cadência de e-mails frios for feito corretamente, você poderá obter uma taxa de resposta mais alta e fechar mais negócios.

Abaixo estão três razões que tornam os e-mails frios eficazes em 2022:

1. O uso de e-mail ainda está em trajetória de crescimento

Número de e-mails enviados e recebidos por dia em todo o mundo de 2017 a 2025(em bilhões)

Conforme mostrado no gráfico, a previsão é de qye o número de e-mails enviados nos próximos anos se multiplique, podendo chegar a 376 bilhões de e-mails por dia em 2025.

2. Millennials e tomadores de decisão de negócios B2B são obcecados por e-mail

Os millennials são obcecados por e-mails. Eles preferem receber um e-mail para fins de trabalho do que receber um telefonema.

Os relatórios sugerem que 59% dos millennials usam seus smartphones para verificar e-mails. Isso significa que há grandes chances de seu e-mail ser notado e aberto se for do interesse deles.

3. Prospecção por e-mail aumenta sua produtividade

Esse ponto torna a prospecção por e-mail uma parte imperativa de sua jornada. E-mails frios aumentam sua produtividade, pois podem ser rastreados e medidos.

Usando uma ferramenta de cadência de e-mail, você pode medir o desempenho dos e-mails e fazer as alterações necessárias no acompanhamento (etapa) com base no comportamento do seu cliente em potencial.

Agora que você entendeu a eficácia do prospecção por e-mail e sua evolução ao longo do tempo.

Vamos passar para o aspecto mais importante de escrever um e-mail frio. Uma boa cadência de e-mails frios (ou uma Campanha) pode ter uma taxa de abertura de 15% a 25%. Acompanhe para saber como.

O e-mail frio ainda funciona em 2022?

A forma como você escreve seu e-mail frio determinará o sucesso da sua campanha de e-mail.

Você deve manter algumas coisas em mente ao redigir e criar seu e-mail. Certifique-se de adicionar os seguintes pontos ao escrever seu e-mail frio.

1. As linhas de assunto são super importantes

É o fator que vai determinar se o prospect vai abrir seu e-mail ou não. É o primeiro contato com o receptor e deve ser escrito de forma muito estratégica.

Por exemplo, se dois profissionais de marketing enviarem um e-mail para uma demonstração do produto, qual e-mail você provavelmente abrirá?

Profissional 1 – Demonstração do produto
ou
Profissional 2 – Olá, Luís, você está convidado!

O primeiro parece um e-mail com um anúncio comum, enquanto o segundo  pode gerar curiosidade. Portanto, sempre adicione uma linha de assunto atraente. Se a sua linha de assunto chamar a atenção do destinatário, ele irá abrir.

2. O corpo do e-mail deve ser curto

A capacidade de atenção humana está diminuindo tão rápido quanto as tecnologias em desenvolvimento mudaram nossos hábitos diários de consumo. Algumas pesquisas sugerem que os humanos agora têm uma capacidade de atenção menor que a de um peixinho.. Mantenha o corpo do seu e-mail o mais curto possível.

Existem três partes de um corpo de e-mail frio:

  • Introdução – Uma seção onde você se apresenta
  • Objetivo – O motivo pelo qual está entrando em contato com o cliente em potencial
  • Saudação – Uma saudação para agradecê-los por seu tempo

Adicione esses três pontos para tornar seu e-mail amigável aos prospects e ficar dentro do contexto de sua abordagem.

Aqui está um exemplo de um email frio –

“Olá, João,

Como você está?

Eu sou Daniel da WBB e notei que você pode estar procurando uma maneira de gerenciar suas agendas diárias. Você ficará feliz em saber que a WBB ajuda os profissionais a atingir esse objetivo.

Eu adoraria oferecer a você uma demonstração do produto e explorar nosso aplicativo. Esta semana será um bom momento para se conectar com você?

Obrigado,
Danilo”

3. Personalizar e-mails exige pontos extras

Quando alguém que você conheceu depois de muito tempo se lembra do seu nome, isso é um ótimo sinal, o mesmo acontece na comunicação por e-mail.

O João do e-mails acima não gostaria  de falar com alguém que o chama de “Olá Prezado” ao invés de: “Olá, João”.

Portanto, lembre-se sempre de personalizar seus e-mails frios antes de enviá-los. Isso é mais importante do que você pode imaginar.

4. A Cadência é fundamental

É impossível fechar o negócio com apenas um e-mail. Atualmente, os prospects consomem tanto conteúdo que têm uma memória curta para todo o conteúdo que veem online. Os e-mails não são exceção. Essa é a razão pela qual precisamos de cadências de e-mail programadas.

Graças às ferramentas modernas de cadências de e-mail, é possível adicionar etapas com condições e analisar de perto o sucesso.

5. Melhor horário para prospecção por e-mail

Existem dois aspectos diferentes que você precisa pensar ao decidir quando enviar um e-mail que lhe dará uma resposta positiva.

A hora do dia – Após um estudo realizado em bilhões de e-mails, os resultados mostraram que o melhor horário para enviar seus e-mails é por volta das 10h. É quando a maioria dos e-mails são abertos de qualquer maneira, então as chances de você ser aberto aumentam drasticamente.

Se você não conseguir enviar neste horário, evite enviar seu e-mail antes desta hora da manhã. Nunca envie e-mails às 3 ou 4 da manhã, pois eles parecerão estranhos na caixa de entrada do cliente em potencial.

O dia da semana – Se você está tentando entrar em contato com tomadores de decisão, terças e quintas-feiras geralmente são os melhores dias da semana para enviar e-mails. Os profissionais de marketing dizem que esses são os melhores dias para e-mail B2B.

6. Encontre o público-alvo certo e conecte-se com ele

Em sua campanha de e-mail frio, segmente o público mais provável para mostrar interesse e agir.

Você também pode bifurcar seu público-alvo em diferentes segmentos com diferentes campanhas. Por exemplo:

  • Empresas – empresas de TI, empresas baseadas em SAAS, etc
  • Cargo – CEO, Vice-presidente, Analista de TI, Desenvolvedores, etc.

Da mesma forma, você também pode dividi-los em termos de número de membros da equipe, tamanho da organização, etc. Depende do seu objetivo e do seu produto ou serviço e como você deseja demonstrá-lo.

Após dividir esses segmentos, certifique-se de escrever um e-mail personalizado para cada um deles. O tom, a estrutura, o formato e outros detalhes devem ser feitos sob medida para o público daquele segmento.

Isso tornará sua comunicação mais relacionável e aumentará as chances do público-alvo seguir sua chamada à ação.

Modelos de E-mails Frios

Começar pode ser um pouco complicado, mas vamos te ajudar. Agora que você tem uma boa compreensão sobre campanha de e-mail frio, você pode começar a enviar cadência para seus clientes em potencial.

Abaixo estão modelos de e-mail frios para ajudá-lo a quebrar o gelo com seus clientes em potencial. Você pode usá-los e fazer ajustes como quiser.

Modelos de e-mail frio para começar

Modelo 1- Simples e direto:

Olá {Nome},

Sou da {Empresa}. Entrei em contato com você para falar sobre este aplicativo interessante que lançamos. Acho que você pode gostar.

O que acha de eu te mostrar um pouco sobre o que é e como funciona?

Obrigado,
{Sua assinatura}

Modelo 2- Conecte-se pelo blog

Olá {Nome},

Li seu blog sobre {Tópico do Blog} . Foi uma ótima leitura. O conteúdo falou por si e o tom foi muito bem definido.

Além disso, acho que nossa ferramenta pode ajudá-lo ainda mais. Também podemos personalizar nossa ferramenta para você como um presente de agradecimento por escrever um blog tão incrível.

Deixe-me saber se você está disponível para um bate-papo ou ligar em breve. Ficarei feliz em ouvir de você.

Obrigado,
{Sua assinatura}

Modelos de e-mail de acompanhamento (etapas) para maximizar suas respostas

Modelo 1- Fale diretamente:

Oi {Nome},

Sou eu novamente. Este é apenas um e-mail de acompanhamento para lembrá-lo de que a oferta que estávamos falando ainda está em vigor.

Obrigado,
{Sua assinatura}

Modelo 2- Reconectando

Oi {Nome},

Da última vez que conversamos, você queria entrar em contato por volta de novembro. Como estamos muito perto do final de outubro, este é o lembrete para isso.

Obrigado,
{Sua assinatura}

Coisas que você precisa fazer antes de enviar um e-mail frio

Isso nos leva a parte na qual falamos sobre aspectos fundamentais antes de enviar um e-mail.

Para garantir que sua campanha de e-mail frio (cadência) tenha uma alta taxa de entrega, ajudando você a chegar à caixa de entrada do destinatário em vez da pasta de spam, é necessário um checklist que você seguirá antes de apertar o botão enviar:

  • Validar lista de prospects
  • Garantir um CTA claro
  • Definir acompanhamentos (etapas)
  • Verificar a pontuação de spam de e-mail

Vamos mergulhar nisso em detalhes:

1. Valide a lista de clientes em potencial

Comece com a validação da sua lista de e-mail. As perspectivas que você está enviando por e-mail devem ter alguma relação. Como mencionado anteriormente, você precisa garantir que todos os perfis estejam corretos.

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer ao enviar uma campanha de e-mail frio (cadência) é validar esses e-mails. Caso contrário, você pode não obter resultados eficazes e ter problemas ao enviar o e-mail errado para a pessoa errada.

2. Garanta um CTA claro

Aqui estão os exemplos de CTA (Call To Action) que são popularmente usados:

  • Baixe o aplicativo agora.
  • Ligue agora.
  • Inscreva-se para nós.
  • Inscreva-se.

Ao enviar um e-mail, você precisa ter certeza de que fez apenas um CTA claro. Seu leitor não deve ficar confuso. Por exemplo –

Olá, {Nome},

Você notou que os usuários de sua área são tecnologicamente avançados? Para te ajudar também criamos um aplicativo parecido. Ele está disponível gratuitamente na loja de aplicativos.

Baixe o aplicativo gratuitamente aqui: <Link>

Obrigado,

{Nome}”

3. Defina acompanhamentos (etapas)

Adicionar um acompanhamento (etapa) em sua campanha é uma jogada inteligente. Isso não apenas economiza tempo, mas também aumenta seus esforços. Como? Quando você define um acompanhamento automático (etapa), existem diferentes conjuntos de condições, como:

Não Aberto – Se você ativar esta condição, seu e-mail será enviado para todos aqueles que não abriram seu e-mail.

Sem condição – Se você ativar esta condição, seu e-mail será enviado de qualquer maneira

Com base nessas condições, você pode filtrar clientes em potencial que estão genuinamente interessados ​​em seu produto/serviço e persegui-los.

4. Verifique a pontuação de spam de e-mail

Seu e-mail pode ter três pontuações:

  • Ótimo!
  • Normal
  • Spam

Em qual categoria seus e-mails estão? É possível saber? Sim você pode. Graças ao testador de correio. Ele classificará seu e-mail de spam de 1 a 10 (sendo 10 o melhor) e sugerirá alterações de acordo.

Você pode aumentar sua pontuação fazendo pequenas alterações, como configurar DKIM, registros SPF e Rastreamento de domínio personalizado. Sempre teste sua pontuação de spam antes de prosseguir com isso.

O que são ferramentas de cadência de e-mail?

Uma ferramenta cadência de e-mail ajuda você em sua campanha de divulgação. Você pode redigir, criar e enviar sua campanha de e-mail frio usando a ferramenta de cadência de e-mail.

Enviar um e-mail frio manualmente é uma tarefa demorada e também limita a exploração de recursos que podem ajudá-lo a enviar uma campanha eficaz.

É por isso que é recomendável usar uma ferramenta de e-mail frio.

Existem muitas ferramentas por aí. Aqui estão alguns recursos que você deve procurar ao escolher uma ferramenta de cadência de e-mail frio:

  1. Lista de e-mail e gerenciamento de contatos – Não basta apenas encontrar as pessoas certas para alcançar, você também precisa gerenciá-las e categorizá-las. Exatamente para que pessoas enviar o e-mail, a que horas, com que saudação, todas essas perguntas são respondidas com uma boa lista de e-mail e gerenciamento de contatos.
  2. Entregabilidade de e-mail – A ferramenta deve ter o máximo de recursos para garantir que seu e-mail chegue à caixa de entrada principal. Se seus e-mails chegarem à pasta de spam, talvez você não consiga atingir o objetivo desejado.
  3. Adicionando acompanhamentos (etapas) – As etapas de acompanhamento podem desempenhar um grande papel no e-mail frio. A ferramenta deve oferecer a facilidade de enviar um acompanhamento em tempo hábil. Seu prospecto raramente responderá ao seu primeiro e-mail.
  4. Dados de engajamento do destinatário – Para entender a eficácia da sua campanha de e-mail frio (sequência), você precisa ter os dados de engajamento. Uma ferramenta de cadência deve fornecer essas informações. Informações como:
    • Taxa de abertura – número total de destinatários que abriram o e-mail
    • Taxa de resposta – número total de destinatários que responderam
    • Taxa de rejeição – Número total de e-mails devolvidos

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    Já havíamos trabalhado com outras empresas de terceirização de prospecção, mas as reuniões marcadas no geram eram desqualificadas, acabávamos perdendo horas de trabalho com leads que não iam seguir com a negociação. Com a WESOW foi diferente, explicamos nossa situação e então eles desenvolveram um processo que era focada no agendamento de leads QUENTES, isso vez com que nossa taxa de conversão aumentasse muito.

    Felipe Santos
    Analista Comercial na INOVADORE Máquinas e Equipamento

    Os processos que a WESOW implementou na TechNova mudaram a ideia que tínhamos do que é prospecção! A gente fazia ligações frias antes sem qualquer tipo de filtro ou roteiro e por isso acabamos perdendo muitas oportunidades. Depois que contratamos a WESOW não só tivemos resultados com o agendamento de reunião qualificadas com os SDR’s terceirizados como também melhoramos a prospecção dos nossos SDR’s internos. Todos trabalham juntos para gerar resultados.

    Tem sido um projeto bem legal”

    Mable Cobb

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    Dúvidas sobre e-mails frios?

    Um e-mail frio é um e-mail não solicitado que é enviado a um destinatário sem contato prévio. Também pode ser definido como um equivalente da cold call. E-mail frio não é spam! É uma mensagem personalizada direcionada a um indivíduo específico. Seu objetivo é entrar em uma conversa de negócios com esse indivíduo, em vez de promover um produto ou serviço para as massas.

    Uma cadência de e-mail é uma sequência de e-mails personalizados enviadas para indivíduos específicos para a apresentação de uma solução. Essa sequencia é estrutura para que os e-mails cheguem em dias específicos e com intervalos entre eles. Além de contar com variáveis de acordo com a ação o receptor, por exemplo: Se uma pessoa responde ao e-mail, ela não receberá os próximos.

    Seja criativo, use truques, envie na hora certa e para a pessoa certa. As pessoas recebem várias e-mails por dia, por isso evite termos genéricos como: “Venda mais”, “Tenha mais resultados” e “Economize muito”.

    Use truques como adicionar um “RE:” antes do assunto para parecer que você já está em uma conversa com o destinatário, por exemplo.

    Atente-se ao dia e horário! O melhor horário para se enviar um e-mail segundo estudos é as 10h da manhã e o melhor dia para enviar um e-mail é terça feira.

    Existem diversas formas de escrever um e-mail frio e eles devem se adaptar de acordo com cada cenário, mas algumas características básicas são:

    • Adapte a mensagem ao destinatário.
    • Apresente-se e diga seu propósito com aquele e-mail.
    • Ofereça soluções para as dores do seu público ou dê a eles algo que eles querem.
    • Mantenha-o curto, fácil e leve.
    • Agradeça e seja gentil – afinal o destinatário não solicitou aquele contato.
    • Envie para os destinatários certos!
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