A prospecção é uma atividade geralmente realizada por representantes de vendas, de forma individualizada. A ideia é gerar interesse de alvos que podem não saber quem você é.
Ao contrário da geração de leads, normalmente é uma abordagem de curto prazo, uma maneira rápida de identificar e qualificar novos clientes e depois movê-los pelo funil de vendas.
Os tipos de atividades de prospecção B2B que os representantes de vendas realizam incluem:
- Cold Call
- Email Outbound
- Mensagens diretas do LinkedIn
Por outro lado, a geração de leads é uma atividade tipicamente de marketing orientada por dados em uma abordagem de um para muitos. É um método mais lento, de longo prazo, que tem como objetivo conscientizar e engajar o mercado-alvo de uma forma mais ampla que a prospecção.
Os leads gerados dessa forma são pré-qualificados e mais calorosos, porque já se envolveram com seu conteúdo de marketing e com sua marca
Exemplos de estratégias de geração de leads B2B podem ser:
- Landing pages
- Documentos para download
- Formulários pop-up
Não saber se você deve usar a prospecção de vendas ou a geração de leads pode resultar em um funil de vendas vazio. Portanto, é essencial que você empregue a abordagem certa no momento certo.
Escolha uma abordagem de prospecção se seu funil estiver leve e você precisar reabastecê-lo rapidamente. Por exemplo: você pode agendar reuniões com leads qualificados rapidamente. Para ter sucesso, você terá que pensar rápido e se sentir confortável com a rejeição frequente.
Por outro lado, se o tempo estiver ao seu lado, a geração de leads é o melhor caminho a percorrer. É uma abordagem de longo prazo que, geralmente, obtém uma melhor qualidade de liderança mais adiante.
Comece definindo seu perfil de cliente ideal e, em seguida, crie conteúdo 100% focado nessa persona. Ao atrair novos negócios para sua marca, você criará reconhecimento e aumentará o engajamento. E, por fim, preencha seu funil com um fluxo mais constante de leads quentes ou muito quentes.
Você também pode investir em ferramentas de geração de leads para ajudar a acelerar seu funil.
A resposta curta é não.
A prospecção é o primeiro passo em um processo de vendas, enquanto a geração de leads está relacionada ao marketing.
As equipes de vendas usam a prospecção para encontrar potenciais compradores relevantes, enquanto os especialistas em geração de leads trabalham para atrair o interesse do cliente e convertê -lo em uma venda.
Se você precisa começar a prospectar, aqui estão algumas opções que você pode tentar:
- Cadência de emails – compile uma lista de leads de vendas B2B que corresponda ao seu perfil de cliente ideal e envie um email curto, mas que chame a atenção, o mais personalizado possível.
- Cold Call – ligue para seus clientes em potencial, qualifique-os para verificar se eles precisam do seu produto (assim como a autoridade para comprar e o orçamento) e marque uma reunião para conhecê-los melhor.
- Redes Sociais – entre em contato com seus clientes em potencial no LinkedIn e inicie uma conversa que poderá resultar em uma ligação.
Se você deseja iniciar um processo de geração de leads, aqui estão algumas ideias:
- Marketing de conteúdo – crie conteúdo de marketing que envolva seu público como blogs, webinars, eBooks ou whitepapers. Você pode colocá-los atrás de um formulário, para que um cliente em potencial precise fornecer seu endereço de e-mail antes que possa acessá-los.
- Marketing baseado em contas (ABM) – um método de geração de leads que está crescendo em popularidade, o ABM envolve alcançar diferentes pessoas dentro da mesma conta de destino, mas com conteúdo personalizado que aborda seus pontos problemáticos individuais.
A prospecção é mais uma atividade da equipe de vendas, enquanto a geração de leads geralmente virá do marketing. No entanto, é muito mais poderoso quando às duas funções trabalham juntas.
Em qualquer organização B2B ou SaaS, as equipes de vendas e de marketing devem estar estreitamente alinhadas. Seu objetivo comum deve ser trazer leads direcionados e de alta qualidade para o funil. Vendas e marketing devem se reunir e estabelecer seus objetivos trimestrais para melhorar os resultados.
Para obter um equilíbrio perfeito entre geração de leads e alinhamento de prospecção, ambas equipes devem concordar com: a estratégia de vendas, as definições de lead e qualquer outro detalhe que as façam trabalhar melhor juntas; isso impedirá a duplicação de trabalho.
Essas estatísticas provam como a prospecção de vendas e a geração de leads podem ser poderosas juntas:
- Fechar negócios é 67% mais eficiente
- A retenção de clientes é 36% maior
- As taxas de ganhos de vendas aumentam em 38%
- O crescimento da receita e do lucro são, respectivamente, 24% e 27% mais rápidos em três anos