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Como fazer os follow-ups por e-mails (12 modelos com exemplos)

Mesmo as melhores campanhas de cold email raramente conseguem uma taxa de resposta superior a 40%. Então, como alcançamos os outros 60% dos clientes em potencial? Fazemos o famoso follow-up. Uma coisa é certa: você deve enviar quantos e-mails de follow-ups forem necessários até obter uma resposta. Não importa qual resposta você obtenha, você precisa continuar até obter uma.

Se você está lutando para saber o que dizer em seus e-mails de follow-up ou vendo taxas de resposta muito baixas, temos o que você precisa. Somo especialistas na arte de escrever emails de follow-ups de todos os formatos e tamanhos.

E hoje vamos mostrar exatamente como escrever e-mails de follow-up que não apenas sejam abertos, mas que obtenham respostas. Você também obterá 12 modelos de e-mail de follow-up altamente eficazes para diferentes cenários, mas primeiro, vamos falar sobre como tornar seus e-mails de follow-up mais ou menos realmente excelentes.

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Como escrever e-mails de follow-up

Quando você pensa em se tornar um grande vendedor, a maioria das pessoas pensa que tudo se resume a falar. Mas realidade é que os melhores vendedores sabem como construir conexões que é exatamente o que um ótimo e-mail de follow-up faz.

Envie o primeiro e-mail

você não poderá fazer o follow up antes de entrar em contato! Se for uma prospecção outbound, pegue um de nossos modelos de cold email para obter um primeiro rascunho sólido e torná-lo seu. Mas você pode (e deve) acompanhar qualquer e-mail para o qual deseja uma resposta.

Um dia depois, em um horário diferente do dia

Enviar follow up nº 1: Este e-mail deve ser uma versão modificada do seu e-mail original. Deve comunicar a mesma mensagem, apenas em um formato diferente. Por exemplo, se o seu e-mail inicial tinha vários parágrafos, faça deste e-mail de follow up apenas duas frases. Não escreva algo completamente diferente nem inclua anexos. Basta recapitular seus pontos com mais detalhes.

Dois dias após seu segundo e-mail

Envie o follow up nº 2: Não explique nada. Apenas reafirme seu CTA. Você pode pedir ao seu cliente potencial para apresentá-lo à pessoa certa em sua organização, agendar uma ligação ou responder ao seu e-mail – qualquer que seja o seu CTA no email de follow up inicial, use-o. Por exemplo: “Quando seria um bom momento para discutir isso? Que tal terça ou quarta às 10h?”

Quatro a cinco dias após seu terceiro e-mail

Envie o follow up nº 3: “O e-mail de término”. Este é o “último e-mail” onde você se despede de um prospect frio enquanto aposta em sua aversão à perda, um princípio psicológico que descreve a tendência de preferir fortemente evitar perdas a adquirir ganhos. Para tornar as coisas ainda mais fáceis, transforme esses e-mails em fluxos de trabalho automatizados que são acionados no momento apropriado.

Com que frequência você deve enviar um e-mail de follow up?

A melhor frequência de follow up permite que você seja persistente sem ser chato. Isto é especialmente importante quando se envolve com os tomadores de decisão. Minha filosofia ao lidar com leads calorosos é continuar acompanhando até obter uma resposta.

Utilize nossa frenquencia de e-mail de follow up em sua campanha:

Dia 1: Primeiro contato
+ 2 dias: Follow up
+ 7 dias: Follow up
+ 7 dias: Follow up
+ 14 dias: Follow up
+ 30 dias: Follow Up

Ainda sem resposta? Faça follow up uma vez por mês ou tente misturar e-mails e ligações em sua estratégia de follow up.

Os e-mails de follow up em si não precisam ser complicados – na verdade, simples é quase sempre mais eficaz. Mantenha-os diretos e relevantes, experimente diferentes linhas de assunto e abridores de e-mail. Se você está lutando para encontrar ótimas linhas de assunto, experimente usar a Sprout, nossa IA especialista em marketing e sua maior aliada na produção de assunto e textos eficazes – é gratuita e o ajudará a criar a linha de assunto de e-mail de follow up perfeita.

Conheça a Sprout - Plataforma de Inteligência Artifical para Vendas, Comercial e Marketing

12 melhores modelos de e-mail de follow up e linhas de assunto para aumentar as taxas de abertura

A divulgação por prospecção é uma grande parte das vendas modernas e já cobrimos isso extensivamente. Mas saber o que escrever (e qual assunto do e-mail usar!) Pode ser um desafio. Com isso em mente, separamos os 12 dos melhores modelos de follow up por e-mail que usamos para fechar mais vendas.

Escolha o modelo de e-mail de follow up que atenda às suas necessidades específicas e, em seguida, gaste um pouco de tempo ajustando-o para torná-lo pessoal.

1. Modelo de e-mail de follow up de divulgação fria

Assunto: “Tentando conectar”

“Olá, [nome],

trabalho com organizações como [nome da empresa] para [inserir uma frase].

Você poderia me indicar a pessoa certa na [nome da empresa] para podermos explorar se isso seria algo valioso para você?

[Seu nome]”

Quando usar este modelo de follow up: 

Cold email são eficazes, mas nem sempre você receberá uma resposta à sua primeira mensagem. Talvez eles estejam ocupados, fora do escritório ou apenas se distraiam ao ler sua mensagem.

Use este modelo de e-mail rápido e rápido para colocar seu nome de volta no topo da caixa de entrada e na base de contato do seu cliente potencial. A chave aqui é mantê-lo curto e amável.

2. O modelo de e-mail de follow up de check-in rápido

Assunto: Hora de conversar?

“Ei, [primeiro nome], como vai? Podemos agendar um horário para conversar esta semana?”

Quando usar este modelo de follow up:

Mesmo que você chegue com uma ótima oferta, há uma boa chance de que a maioria dos clientes em potencial não responda na primeira tentativa. Use este modelo quando tiver certeza de que tem o contato certo, mas o cliente em potencial não respondeu ao seu e-mail anterior. Não há necessidade de complicar isso; basta fazer check-in e fazer contato mais uma vez.

3. O e-mail de follow up direto

Assunto: Ligação rápida?

“Olá, [primeiro nome], podemos atender uma ligação rápida na quarta-feira às 16h ou na quinta-feira às 11h?

OBS: pensei que você poderia achar este artigo interessante [link]”

Quando usar o e-mail de follow up direto:

Eles sabem que você está vendendo. Você sabe que está vendendo. Não há necessidade de fingir que seu e-mail trata de outra coisa. No entanto, incluir um artigo, estudo de caso ou recurso relevante genuinamente interessante dá ao cliente potencial um motivo para fazer uma pausa e clicar em um link. Depois de lerem, eles podem simplesmente voltar e enviar suas ideias, especialmente se for personalizado para eles.

4. Follow up com uma conexão no LinkedIn

Assunto: Nossa conversa em [plataforma das redes sociais]

“Olá, [primeiro nome],

obrigado novamente por se conectar comigo no LinkedIn! Queria acompanhar nossa conversa [seja qual for o assunto que você discutiu] e encontrar um bom horário para agendar aquela ligação.

Aqui está um link para minha agenda [link], há um dia/horário que funcione melhor para você? Ansiosa para continuar nossa conversa. [Considere adicionar um artigo ou recurso relevante relacionado à sua conversa anterior.]

[seu nome]”

Quando usar o follow up no LinkedIn:

Se você estiver usando uma abordagem de divulgação omnicanal, há uma boa chance de você ter começado a conversar com clientes em potencial em canais como o LinkedIn e transferido a conversa para e-mail ou encontro. Se a pessoa respondeu nas redes sociais, mas menos no e-mail, pode ser necessário fazer um follow up. Dê um rápido lembrete de onde vocês se conheceram (digamos, um evento de networking ou outra plataforma) e o que vocês discutiram para que possam continuar a conversa.

5. E-mail de follow up de lead recebido

Linhas de assunto para teste A/B:

Sua solicitação de demonstração de [serviço da empresa]
[Assunto da solicitação]—Observação importante antes de começar
Follow up em relação ao [Assunto da solicitação]
Você precisa discutir [Assunto da solicitação]?

“Olá, [Nome],

notei que você conferiu parte do nosso conteúdo, ou seja, o artigo sobre [Título do conteúdo].

Você está procurando resolver [Ponto problemático], certo?

Nesse caso, adoraria compartilhar como nós [explicamos como sua solução pode resolver o problema deles].

Você tem [quantidade de tempo] para discutir como podemos ajudar?

[Seu nome]”

Quando usar o modelo de follow up de leads de entrada:

Leads inbound podem baixar um conteúdo, solicitar um orçamento ou demonstração ou de alguma outra forma indicar interesse em seu produto. Neste ponto, a bola está do seu lado: como você irá enfrentá-los e empurrá-los para o final?

Este modelo é rápido, mas lembra aos clientes em potencial quem você é e qual valor oferece. Use-o quando os clientes em potencial interagirem com você para levá-los ao funil.

6. Modelo de e-mail de follow up sem resposta

Assunto: Olá, [nome], qual é o meu próximo passo?

“Olá, [Nome],

Follow up amigável aqui. Sua equipe seguiu uma direção diferente?

PS: Fique à vontade para ver o que nossos clientes atuais estão dizendo:

[prova social ou link de depoimento}

[Seu nome]”

Quando usar o modelo de follow up sem resposta:

Se alguém não responder ao seu primeiro (ou segundo) e-mail de follow up, talvez seja necessária uma abordagem mais forte. Incentive-os a responder com um lembrete gentil sobre o valor do produto – mas não seja agressivo.

Você também pode adicionar provas sociais ou depoimentos ao seu e-mail para aumentar a confiança e motivá-los a responder.

7. Modelo de follow up de chamadas perdidas

Assunto: Desculpe, senti sua falta!

“Olá, [nome],

Parece que algo aconteceu e você não pôde atender nossa ligação hoje. Existe outro dia/horário que funcione melhor para você? Aqui está um link para minha agenda: [link]

[Seu nome]”

Quando usar o modelo de follow up de chamadas perdidas:

Você fisgou um cliente em potencial e até fez com que ele agendasse uma ligação, mas ele não compareceu. É frustrante, mas também faz parte do jogo de vendas. Use este modelo prático para que eles saibam que você ainda está aqui para ajudá-los e que está feliz em se encontrar em um momento melhor.

8. Modelo de e-mail de check-in antes da próxima reunião

Assunto: Recapitulação de [Data] [Chamada/reunião/discussão]

“Olá, [nome],

Agradeço o contato e o tempo dedicado em nossa conversa hoje. Aqui está um breve resumo de nossos próximos passos:
[Data 1]: [Ação 1].
[Data 2]: [Ação 2].
[Data 3]: [Ação 3].

Por favor, deixe-me saber se você precisar de informações adicionais. Vejo você em nossa próxima reunião em [Data].

[Seu nome]”

Quando usar o modelo de e-mail de follow up de check-in

Este modelo de e-mail é ideal quando você já teve uma reunião e tem outra agendada. O objetivo deste e-mail é duplo: você deseja “fazer check-in” com seu cliente potencial e lembrá-lo de sua discussão e de sua próxima reunião agendada.

9. Modelo de follow up de avaliação gratuita

Assunto: Como vai?

“Obrigado por se inscrever para uma avaliação gratuita da [Empresa].

Aqui estão alguns recursos para ajudá-lo a começar:
[Recurso 1 + breve descrição]
[Recurso 2 + breve descrição]
[Recurso 3 +breve descrição]

Por favor, não hesite em entrar em contato comigo caso tenha alguma dúvida. Fico feliz em ajudar!

[Seu nome]”

Quando usar o follow up de teste gratuito:

Se você usa SaaS como nós, sabe que o follow up da avaliação gratuita é crucial. Acompanhar avaliações gratuitas ajuda a envolver novos clientes em potencial e mostra a eles que você se importa. Oferecer recursos como guias ou estudos de caso ajuda os usuários a aproveitar ao máximo seu produto. Eu recomendo fortemente agendar uma versão automatizada deste e-mail para todas as inscrições de avaliação.

10. E-mail de follow up após conhecer um novo cliente

Assunto: Aqui estão os recursos que discutimos

“Olá, [nome],

Foi ótima a nossa conversa hoje. Aqui estão os materiais e notas que prometi compartilhar:
[Recurso 1]
[Recurso 2]
[Recurso 3]

Ainda há algumas coisas que preciso de você antes de começarmos na próxima semana:
[Item 1]
[Item 2]
[Item 3]

Por favor, deixe-me saber se você tiver alguma dúvida adicional.

[Seu nome]”

Quando usar este modelo de follow up:

Use este modelo quando você já tiver fechado o negócio com um novo cliente. Simplesmente compartilhe os recursos prometidos e peça todos os recursos necessários para manter o processo avançando.

11. Follow up de um modelo de avaliação expirado

Assunto: Só para você – estenda seu teste GRATUITO

“Olá, [nome]

obter a experiência completa de [nome da sua empresa ou produto] pode levar mais tempo do que [duração do teste].

É por isso que estamos oferecendo a você uma extensão gratuita da avaliação da [nome da empresa/produto].

[inserir detalhes sobre como acessar]

Uma rápida atualização do que você obtém com a [nome da empresa]:
Benefício 1 [link do recurso]
Benefício 2 [link do recurso]

O que os usuários do [produto] estão dizendo:

[adicionar prova social]

[seu nome]”

Quando usar o modelo de e-mail de follow up da avaliação expirada:

Se você usa SaaS, acompanhar avaliações expiradas é uma das maneiras mais fáceis de fechar mais negócios. Seriamente. Aproveite o relacionamento que você construiu e use este modelo para acompanhar clientes em potencial que experimentaram seu produto, mas não converteram. Compartilhe informações adicionais sobre por que vale a pena oferecer seu produto.

12. O follow up do toque pessoal após uma objeção problemática

Assunto: Re: [Linha de assunto do último e-mail]

“Olá, [Nome]

Espero que você esteja bem! Acabei de [inserir dados pessoais – viagem, conferência, etc.] Espero que seu último mês tenha sido igualmente ótimo.

Eu queria acompanhar porque você disse que estava procurando [resolver o problema]. Como vai isso? Algum cronograma sobre [sua próxima etapa – iniciar uma demonstração, agendar uma ligação, etc.]?”

Quando usar a mensagem de follow up de objeção:

Lembra antes, quando eu disse que vendas têm tudo a ver com relacionamentos? Este modelo baseia-se nesse relacionamento pessoal para conduzir um cliente potencial através do funil de vendas. Use este modelo de follow up quando o cliente em potencial oferecer uma objeção ou prazo específico que está aguardando e descubra se está pronto para seguir em frente.

A Sprout oferece uma solução para a elaboração desses follow-ups. Com sua capacidade de gerar conteúdo de e-mail personalizado e contextualmente relevante, esta ferramenta pode aprimorar significativamente sua estratégia de follow up.

Conclusão

Uma coisa é certa: emails de follow-up fecham mais negócios. O maior erro que as pessoas cometem com e-mails de follow up é pensar demais. Uma dica para melhorar seu jogo de follow up: seja breve, gentil e sempre acompanhe até receber um não. Além disso, use a automação para agendar e-mails de follow up e acioná-los no dia certo.

Para recapitular, lembre-se da sequência de follow up: Após o primeiro e-mail, envie follow up em:

Dia 2
Dia 3
Dia 4
Dia 7
Dia 14
Dia 28
Dia 58
Por mês

Seja enviando seu primeiro ou último e-mail, centralizar a comunicação com o cliente em potencial aumentará suas chances de conversões de vendas e sua produtividade como um todo.

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