Mesmo as melhores campanhas de cold email raramente conseguem uma taxa de resposta superior a 40%. Então, como alcançamos os outros 60% dos clientes em potencial? Fazemos o famoso follow-up. Uma coisa é certa: você deve enviar quantos e-mails de follow-ups forem necessários até obter uma resposta. Não importa qual resposta você obtenha, você precisa continuar até obter uma.
Se você está lutando para saber o que dizer em seus e-mails de follow-up ou vendo taxas de resposta muito baixas, temos o que você precisa. Somo especialistas na arte de escrever emails de follow-ups de todos os formatos e tamanhos.
E hoje vamos mostrar exatamente como escrever e-mails de follow-up que não apenas sejam abertos, mas que obtenham respostas. Você também obterá 12 modelos de e-mail de follow-up altamente eficazes para diferentes cenários, mas primeiro, vamos falar sobre como tornar seus e-mails de follow-up mais ou menos realmente excelentes.
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Como escrever e-mails de follow-up
Quando você pensa em se tornar um grande vendedor, a maioria das pessoas pensa que tudo se resume a falar. Mas realidade é que os melhores vendedores sabem como construir conexões que é exatamente o que um ótimo e-mail de follow-up faz.
Envie o primeiro e-mail
você não poderá fazer o follow up antes de entrar em contato! Se for uma prospecção outbound, pegue um de nossos modelos de cold email para obter um primeiro rascunho sólido e torná-lo seu. Mas você pode (e deve) acompanhar qualquer e-mail para o qual deseja uma resposta.
Um dia depois, em um horário diferente do dia
Enviar follow up nº 1: Este e-mail deve ser uma versão modificada do seu e-mail original. Deve comunicar a mesma mensagem, apenas em um formato diferente. Por exemplo, se o seu e-mail inicial tinha vários parágrafos, faça deste e-mail de follow up apenas duas frases. Não escreva algo completamente diferente nem inclua anexos. Basta recapitular seus pontos com mais detalhes.
Dois dias após seu segundo e-mail
Envie o follow up nº 2: Não explique nada. Apenas reafirme seu CTA. Você pode pedir ao seu cliente potencial para apresentá-lo à pessoa certa em sua organização, agendar uma ligação ou responder ao seu e-mail – qualquer que seja o seu CTA no email de follow up inicial, use-o. Por exemplo: “Quando seria um bom momento para discutir isso? Que tal terça ou quarta às 10h?”
Quatro a cinco dias após seu terceiro e-mail
Envie o follow up nº 3: “O e-mail de término”. Este é o “último e-mail” onde você se despede de um prospect frio enquanto aposta em sua aversão à perda, um princípio psicológico que descreve a tendência de preferir fortemente evitar perdas a adquirir ganhos. Para tornar as coisas ainda mais fáceis, transforme esses e-mails em fluxos de trabalho automatizados que são acionados no momento apropriado.
Com que frequência você deve enviar um e-mail de follow up?
A melhor frequência de follow up permite que você seja persistente sem ser chato. Isto é especialmente importante quando se envolve com os tomadores de decisão. Minha filosofia ao lidar com leads calorosos é continuar acompanhando até obter uma resposta.
Utilize nossa frenquencia de e-mail de follow up em sua campanha:
Dia 1: Primeiro contato
+ 2 dias: Follow up
+ 7 dias: Follow up
+ 7 dias: Follow up
+ 14 dias: Follow up
+ 30 dias: Follow Up
Ainda sem resposta? Faça follow up uma vez por mês ou tente misturar e-mails e ligações em sua estratégia de follow up.
Os e-mails de follow up em si não precisam ser complicados – na verdade, simples é quase sempre mais eficaz. Mantenha-os diretos e relevantes, experimente diferentes linhas de assunto e abridores de e-mail. Se você está lutando para encontrar ótimas linhas de assunto, experimente usar a Sprout, nossa IA especialista em marketing e sua maior aliada na produção de assunto e textos eficazes – é gratuita e o ajudará a criar a linha de assunto de e-mail de follow up perfeita.
12 melhores modelos de e-mail de follow up e linhas de assunto para aumentar as taxas de abertura
A divulgação por prospecção é uma grande parte das vendas modernas e já cobrimos isso extensivamente. Mas saber o que escrever (e qual assunto do e-mail usar!) Pode ser um desafio. Com isso em mente, separamos os 12 dos melhores modelos de follow up por e-mail que usamos para fechar mais vendas.
Escolha o modelo de e-mail de follow up que atenda às suas necessidades específicas e, em seguida, gaste um pouco de tempo ajustando-o para torná-lo pessoal.
1. Modelo de e-mail de follow up de divulgação fria
Assunto: “Tentando conectar”
“Olá, [nome],
trabalho com organizações como [nome da empresa] para [inserir uma frase].
Você poderia me indicar a pessoa certa na [nome da empresa] para podermos explorar se isso seria algo valioso para você?
[Seu nome]”
Quando usar este modelo de follow up:
Cold email são eficazes, mas nem sempre você receberá uma resposta à sua primeira mensagem. Talvez eles estejam ocupados, fora do escritório ou apenas se distraiam ao ler sua mensagem.
Use este modelo de e-mail rápido e rápido para colocar seu nome de volta no topo da caixa de entrada e na base de contato do seu cliente potencial. A chave aqui é mantê-lo curto e amável.
2. O modelo de e-mail de follow up de check-in rápido
Assunto: Hora de conversar?
“Ei, [primeiro nome], como vai? Podemos agendar um horário para conversar esta semana?”
Quando usar este modelo de follow up:
Mesmo que você chegue com uma ótima oferta, há uma boa chance de que a maioria dos clientes em potencial não responda na primeira tentativa. Use este modelo quando tiver certeza de que tem o contato certo, mas o cliente em potencial não respondeu ao seu e-mail anterior. Não há necessidade de complicar isso; basta fazer check-in e fazer contato mais uma vez.
3. O e-mail de follow up direto
Assunto: Ligação rápida?
“Olá, [primeiro nome], podemos atender uma ligação rápida na quarta-feira às 16h ou na quinta-feira às 11h?
OBS: pensei que você poderia achar este artigo interessante [link]”
Quando usar o e-mail de follow up direto:
Eles sabem que você está vendendo. Você sabe que está vendendo. Não há necessidade de fingir que seu e-mail trata de outra coisa. No entanto, incluir um artigo, estudo de caso ou recurso relevante genuinamente interessante dá ao cliente potencial um motivo para fazer uma pausa e clicar em um link. Depois de lerem, eles podem simplesmente voltar e enviar suas ideias, especialmente se for personalizado para eles.
4. Follow up com uma conexão no LinkedIn
Assunto: Nossa conversa em [plataforma das redes sociais]
“Olá, [primeiro nome],
obrigado novamente por se conectar comigo no LinkedIn! Queria acompanhar nossa conversa [seja qual for o assunto que você discutiu] e encontrar um bom horário para agendar aquela ligação.
Aqui está um link para minha agenda [link], há um dia/horário que funcione melhor para você? Ansiosa para continuar nossa conversa. [Considere adicionar um artigo ou recurso relevante relacionado à sua conversa anterior.]
[seu nome]”
Quando usar o follow up no LinkedIn:
Se você estiver usando uma abordagem de divulgação omnicanal, há uma boa chance de você ter começado a conversar com clientes em potencial em canais como o LinkedIn e transferido a conversa para e-mail ou encontro. Se a pessoa respondeu nas redes sociais, mas menos no e-mail, pode ser necessário fazer um follow up. Dê um rápido lembrete de onde vocês se conheceram (digamos, um evento de networking ou outra plataforma) e o que vocês discutiram para que possam continuar a conversa.
5. E-mail de follow up de lead recebido
Linhas de assunto para teste A/B:
Sua solicitação de demonstração de [serviço da empresa]
[Assunto da solicitação]—Observação importante antes de começar
Follow up em relação ao [Assunto da solicitação]
Você precisa discutir [Assunto da solicitação]?
“Olá, [Nome],
notei que você conferiu parte do nosso conteúdo, ou seja, o artigo sobre [Título do conteúdo].
Você está procurando resolver [Ponto problemático], certo?
Nesse caso, adoraria compartilhar como nós [explicamos como sua solução pode resolver o problema deles].
Você tem [quantidade de tempo] para discutir como podemos ajudar?
[Seu nome]”
Quando usar o modelo de follow up de leads de entrada:
Leads inbound podem baixar um conteúdo, solicitar um orçamento ou demonstração ou de alguma outra forma indicar interesse em seu produto. Neste ponto, a bola está do seu lado: como você irá enfrentá-los e empurrá-los para o final?
Este modelo é rápido, mas lembra aos clientes em potencial quem você é e qual valor oferece. Use-o quando os clientes em potencial interagirem com você para levá-los ao funil.
6. Modelo de e-mail de follow up sem resposta
Assunto: Olá, [nome], qual é o meu próximo passo?
“Olá, [Nome],
Follow up amigável aqui. Sua equipe seguiu uma direção diferente?
PS: Fique à vontade para ver o que nossos clientes atuais estão dizendo:
[prova social ou link de depoimento}
[Seu nome]”
Quando usar o modelo de follow up sem resposta:
Se alguém não responder ao seu primeiro (ou segundo) e-mail de follow up, talvez seja necessária uma abordagem mais forte. Incentive-os a responder com um lembrete gentil sobre o valor do produto – mas não seja agressivo.
Você também pode adicionar provas sociais ou depoimentos ao seu e-mail para aumentar a confiança e motivá-los a responder.
7. Modelo de follow up de chamadas perdidas
Assunto: Desculpe, senti sua falta!
“Olá, [nome],
Parece que algo aconteceu e você não pôde atender nossa ligação hoje. Existe outro dia/horário que funcione melhor para você? Aqui está um link para minha agenda: [link]
[Seu nome]”
Quando usar o modelo de follow up de chamadas perdidas:
Você fisgou um cliente em potencial e até fez com que ele agendasse uma ligação, mas ele não compareceu. É frustrante, mas também faz parte do jogo de vendas. Use este modelo prático para que eles saibam que você ainda está aqui para ajudá-los e que está feliz em se encontrar em um momento melhor.
8. Modelo de e-mail de check-in antes da próxima reunião
Assunto: Recapitulação de [Data] [Chamada/reunião/discussão]
“Olá, [nome],
Agradeço o contato e o tempo dedicado em nossa conversa hoje. Aqui está um breve resumo de nossos próximos passos:
[Data 1]: [Ação 1].
[Data 2]: [Ação 2].
[Data 3]: [Ação 3].
Por favor, deixe-me saber se você precisar de informações adicionais. Vejo você em nossa próxima reunião em [Data].
[Seu nome]”
Quando usar o modelo de e-mail de follow up de check-in
Este modelo de e-mail é ideal quando você já teve uma reunião e tem outra agendada. O objetivo deste e-mail é duplo: você deseja “fazer check-in” com seu cliente potencial e lembrá-lo de sua discussão e de sua próxima reunião agendada.
9. Modelo de follow up de avaliação gratuita
Assunto: Como vai?
“Obrigado por se inscrever para uma avaliação gratuita da [Empresa].
Aqui estão alguns recursos para ajudá-lo a começar:
[Recurso 1 + breve descrição]
[Recurso 2 + breve descrição]
[Recurso 3 +breve descrição]
Por favor, não hesite em entrar em contato comigo caso tenha alguma dúvida. Fico feliz em ajudar!
[Seu nome]”
Quando usar o follow up de teste gratuito:
Se você usa SaaS como nós, sabe que o follow up da avaliação gratuita é crucial. Acompanhar avaliações gratuitas ajuda a envolver novos clientes em potencial e mostra a eles que você se importa. Oferecer recursos como guias ou estudos de caso ajuda os usuários a aproveitar ao máximo seu produto. Eu recomendo fortemente agendar uma versão automatizada deste e-mail para todas as inscrições de avaliação.
10. E-mail de follow up após conhecer um novo cliente
Assunto: Aqui estão os recursos que discutimos
“Olá, [nome],
Foi ótima a nossa conversa hoje. Aqui estão os materiais e notas que prometi compartilhar:
[Recurso 1]
[Recurso 2]
[Recurso 3]
Ainda há algumas coisas que preciso de você antes de começarmos na próxima semana:
[Item 1]
[Item 2]
[Item 3]
Por favor, deixe-me saber se você tiver alguma dúvida adicional.
[Seu nome]”
Quando usar este modelo de follow up:
Use este modelo quando você já tiver fechado o negócio com um novo cliente. Simplesmente compartilhe os recursos prometidos e peça todos os recursos necessários para manter o processo avançando.
11. Follow up de um modelo de avaliação expirado
Assunto: Só para você – estenda seu teste GRATUITO
“Olá, [nome]
obter a experiência completa de [nome da sua empresa ou produto] pode levar mais tempo do que [duração do teste].
É por isso que estamos oferecendo a você uma extensão gratuita da avaliação da [nome da empresa/produto].
[inserir detalhes sobre como acessar]
Uma rápida atualização do que você obtém com a [nome da empresa]:
Benefício 1 [link do recurso]
Benefício 2 [link do recurso]
O que os usuários do [produto] estão dizendo:
[adicionar prova social]
[seu nome]”
Quando usar o modelo de e-mail de follow up da avaliação expirada:
Se você usa SaaS, acompanhar avaliações expiradas é uma das maneiras mais fáceis de fechar mais negócios. Seriamente. Aproveite o relacionamento que você construiu e use este modelo para acompanhar clientes em potencial que experimentaram seu produto, mas não converteram. Compartilhe informações adicionais sobre por que vale a pena oferecer seu produto.
12. O follow up do toque pessoal após uma objeção problemática
Assunto: Re: [Linha de assunto do último e-mail]
“Olá, [Nome]
Espero que você esteja bem! Acabei de [inserir dados pessoais – viagem, conferência, etc.] Espero que seu último mês tenha sido igualmente ótimo.
Eu queria acompanhar porque você disse que estava procurando [resolver o problema]. Como vai isso? Algum cronograma sobre [sua próxima etapa – iniciar uma demonstração, agendar uma ligação, etc.]?”
Quando usar a mensagem de follow up de objeção:
Lembra antes, quando eu disse que vendas têm tudo a ver com relacionamentos? Este modelo baseia-se nesse relacionamento pessoal para conduzir um cliente potencial através do funil de vendas. Use este modelo de follow up quando o cliente em potencial oferecer uma objeção ou prazo específico que está aguardando e descubra se está pronto para seguir em frente.
A Sprout oferece uma solução para a elaboração desses follow-ups. Com sua capacidade de gerar conteúdo de e-mail personalizado e contextualmente relevante, esta ferramenta pode aprimorar significativamente sua estratégia de follow up.
Conclusão
Uma coisa é certa: emails de follow-up fecham mais negócios. O maior erro que as pessoas cometem com e-mails de follow up é pensar demais. Uma dica para melhorar seu jogo de follow up: seja breve, gentil e sempre acompanhe até receber um não. Além disso, use a automação para agendar e-mails de follow up e acioná-los no dia certo.
Para recapitular, lembre-se da sequência de follow up: Após o primeiro e-mail, envie follow up em:
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Dia 7
Dia 14
Dia 28
Dia 58
Por mês
Seja enviando seu primeiro ou último e-mail, centralizar a comunicação com o cliente em potencial aumentará suas chances de conversões de vendas e sua produtividade como um todo.