Nunca se falou tanto em terceirização de pré-vendas no Brasil, a medida que mais e mais empresas buscam maneiras de reduzir custos por conta de uma série de fatores internos e externos, porém existem três mitos comuns (e errados) sobre terceirização: Um deles o é de que a terceirização é somente para grandes empresas, o segundo diz que “não pode terceirizar setores chaves do negócio” e o ultimo “há uma diminuição na qualidade da atividade exercida”. Vamos mostrar como a terceirização não somente é acessível, como também pode gerar inovação de qualidade em um dos setores mais importantes das empresas, o comercial.
A pré-venda é o processo comercial voltado para ganhar novos contratos ou adquirir novos clientes. Normalmente as empresas mesclam todas as atividades comerciais em poucas pessoas, ou seja, a pessoa que prospecta também realiza a pré-venda, atendimento e negociação. Porém a terceirização da pré-venda gera uma série de benefícios para as empresas, conheça alguns:
Terceirização de Pré-Vendas – Inovação e Expansão
Ao terceirizar um processo, a empresa é introduzida a um universo de conhecimento trazido pelo novo parceiro em forma de inovação, seja em experiência de mercado, processos testados e validados e rampagem de conhecimento. Além disso a terceirização, no caso de pré-vendas, representa uma expansão instantânea do setor. Imagine que da noite para o dia seu setor comercial passa a ter uma dezena de profissionais qualificados e treinados.
Terceirização de Pré-Vendas – Mais Eficiência
Ao iniciar o projeto de terceirização, as atividades de pré-vendas e qualificação do setor comercial são realizadas por um parceiro que tem como business core essa atividade. Esse fator por si só leva a um aumento de produtividade e eficiência no processo, contribuindo assim para o resultado final de sua empresa.
Terceirização de Pré-Vendas – Infraestrutura e Tecnologia
A terceirização de pré-vendas elimina a necessidade de investimento em infraestrutura, pois o parceiro de terceirização assume a responsabilidade por equipamentos, telefonia, treinamento, local de trabalho e recursos humanos, portanto desenvolve a infraestrutura para os mesmos.
Terceirização de Pré-Vendas – Foco do Time Comercial
Terceirizar seu processo de pré-vendas liberaria as energias do seu time comercial para focar em fechamento de novos negócios. Além de retirar de vendedores técnicos a necessidade de realizar cold calls, cold malls e prospecção.
Terceirização de Pré-Vendas – Vantagens de Custo
O benefício mais óbvio e visível está relacionado à economia de custos que a terceirização traz. Imagine todos os custos que envolvem a contratação de um único pré-vendedor:
- Salário fixo + Impostos
- Benefícios (VR + VT + Plano de Saúde + Comissão)
- 1/12 das férias remuneradas + 1/12 do 13º salário
- FGTS Mensal
- Ferramentas e Infraestrutura
- INSS
- Treinamento
Agora imagine a contratação de um time de profissionais treinados e qualificados para realizar as atividades de pré-vendas. Além disso, a qualidade dos serviços prestados é alta, garantindo que baixo custo não signifique baixa qualidade.